<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 08, 2004

Impressões coincidentes 

Sensação boa esta de sentir que a mão que nos tocou a nós tocou também outros. Que alguém ao mesmo tempo foi enfeitiçado connosco.

Estava atolhada de trabalho e resolvi a questão ignorando-o, cruzando a blogosfera em território português, deparei-me com A montanha mágica. Não pude deixar de aterrar, desligar os motores e por ali passear feito Armstrong.

Levei quase um ano a ler o romance de Mann que lhe empresta o nome. Custou-me mas não desisti, imberbe aprendiz de leitora, como podia se era este o livro da vida de alguém?

Acho de uma coragem atroz apontar com segurança na voz e dedo hirto: "Este é o livro da minha vida". É dizer, aqui estou eu numa bandeja. Sem segredos nem mistérios.

Tinha que ler! Assim foi, e contra todos os prognósticos, dada a dificuldade inicial da relação com aquela resma de papel, gostei. E gostei mais agora que o li pela segunda vez!

Tinha percorrido ainda poucos metros nesta nova montanha que estava a descobrir e tropecei na Pastoral Americana. Fechei o livro pela última vez no dia 25 de Setembro.

Dasss!!! Horas e horas sem dormir entre aviões e aeroportos, ainda com cheiro a Índia, agarrada ao livro, olhos e mente para ele apontados. Era imperativo que terminasse de ler o livro antes de pisar solo português. Onde já se viu levar 3 semanas a ler um livro. Voltou-me à memória a saga da montanha. Mas desta vez o enredo complicava-se. Como era possível que, estando completamente enfeitiçada pelo livro, ele me desse tanta luta. E de onde vinha essa luta? Será que as páginas cresciam à minha passagem. Não percebi, mas vencemos. Pousei pé em território nacional com a batalha ganha e com aquele sentimento meio melancólico de quem acabou de ver o último episódio de uma série de culto, tudo se desvendou, tudo acabou bem, todos viveram felizes para sempre, mas e agora? o que faço com este vazio?

Corri a dizer a quem me quisesse ouvir: Li o livro mais fantástico estas férias! Muito Bom! Aconselho vivamente! A Pastoral Americana - Philip Roth.

Corri também a agradecer a sugestão e aí me dei conta que a fonte desta última tinha sido também a fonte da primeira - da Montanha Mágica. Boa fonte por sinal!

Agora nesta montanha mágica de 30 de Setembro, vejo novamente juntas estas duas referências.... Interessantes coincidências!

De qualquer das formas, tudo isto para deixar aqui esta referência. Muito boa onda este blog. Parabéns!

Comments: Enviar um comentário
">postCount('<$BlogItemNumber$>');

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com